Alcoólatra ou Alcoolista?
- Vitor Marcelo Blazius
- 14 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de mai. de 2021
Qual a diferença?

Alcoólatra segundo o dicionário é um adjetivo e substantivo de dois gêneros que se refere a:
“aquele que é viciado na ingestão de bebidas alcoólicas; ou aquele que se entrega à doença do alcoolismo.”
E ainda tem mais. Se você digita no Google, ele diz o seguinte a respeito da dependência ao álcool:
“O alcoolismo é a incapacidade de controlar a ingestão de álcool devido a dependência física e emocional”.
Não me surpreende que uma pessoa leia essas definições e entenda mal.
Porque nessas definições, por uma lado diz que o “alcoólatra se entrega a doença” e por outro lado fala sobre “a incapacidade de controlar a ingestão de álcool”.
Nada disso é verdade! São definições extremistas, imprecisas, injustas e que só contribuem para que quem sofre por problemas por uso de álcool se sinta mais incompreendido e injustiçado.
Porque?
Porque cria preconceito. O alcoolista não é um coitado incapaz e por outro lado ele não é uma pessoa “egoísta ou derrotada que se entrega a doença”.
A verdade é que, de alguma forma, a sociedade ainda temos muito o que evoluir em relação ao preconceito. Não há um nome perfeito para definir sem risco de ofender. Então eu uso o termo alcoolismo. Porque, apesar de ser um termo inespecífico, na minha cabeça é um termo menos pejorativo. E o que eu quero dizer com alcoolista é: “pessoa que por alguma razão tem tido prejuízos ou riscos por conta da forma com a qual ingere bebidas alcoólicas e que mesmo assim segue consumindo”.
Onde está escrito isso? Lugar nenhum. Porque não existe uma definição única e oficial para esses termos. Eu simplesmente escolho falar alcoolista porque eu não quero inferir que essa pessoa que bebe de forma problemática para si está fazendo isso porque quer ou porque não quer.
Os motivos que levam alguém a seguir bebendo mesmo tendo prejuízos são muito variados. A maioria nem tem dependência ao álcool e, sinceramente, definir isto não é o que mais me preocupa. Estou mais interessado em como ajudar essas pessoas a atingirem seus objetivos, a terem mais satisfação nas próprias vidas. Porque é isso que interessa. E você o que acha?
Commentaires